12/Out/2017
Enem 2017 será realizado em dois domingos
Mudança.

        

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 5 e 12 de novembro, passou por reformulações no início deste ano. Algumas das mudanças foram propostas com base em consultas públicas realizadas entre janeiro e fevereiro. O professor Otavio Auler, coordenador pedagógico do Instituto Pró-Universidade, acredita que a aplicação da prova em dois domingos seguidos é a alteração mais importante para os alunos.

– As 180 questões em dois dias seguidos mais a redação era uma maratona que tornava o exame desumano. Agora, separado em dois fins de semana, com a redação no primeiro deles, ficou bem mais tranquilo. Os alunos podem fazer a prova com mais calma, ler melhor os enunciados – que são extremamente grandes – e não ter que fazer a prova de forma tão acelerada. Isso impacta de forma positiva na vida dos estudantes, por não tornar a prova tão cansativa – defende.

Outra mudança é que o Enem deixa de certificar o ensino médio, o que torna a prova mais focada e estruturada para avaliar os alunos que vão entrar no ensino superior, segundo Auler.

A partir deste ano, os interessados na certificação devem realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Para auxiliar na reestruturação do Enem, uma consulta pública foi realizada de forma online entre os dias 18 de janeiro a 17 de fevereiro, com contribuição de 601.352 pessoas.

A população foi consultada sobre três aspectos: a quantidade de dias de prova (63,7% votaram pela manutenção do modelo); os dias de realização do exame (42% optaram por dois domingos seguidos) e a aplicação da prova de maneira online, reprovada por 70% das pessoas.

Confira as principais mudanças no Enem

Provas em dois domingos

A grande mudança na aplicação do Enem deste ano é a divisão em dois domingos, 5 e 12 de novembro. Desde 2009, quando o exame passou a ter 180 questões, as provas eram realizadas sábado e domingo, no mesmo fim de semana. Cerca de 76 mil alunos sabatistas (pessoas que guardam o sábado por convicção religiosa e só estudam ou trabalham após o pôr do sol) tradicionalmente tinham que chegar ao local de prova às 13h e permanecerem isolados até as 19h, quando podiam iniciar o exame. Com a mudança, eles passam a realizar a prova com os outros inscritos, gerando uma economia de cerca de R$ 646 mil, segundo o Ministério de Educação, e evitando o confinamento dos sabatistas.

Inversão da ordem dos conteúdos

 

A partir deste ano, no primeiro dia de exame, 5 de novembro, vão ser aplicadas provas de linguagens, ciências humanas e a redação, com tempo total de 5h30min. Na semana seguinte, dia 12, será a vez das provas de matemática e ciências da natureza, com 4h30min de duração. Nos outros anos, no sábado eram aplicadas provas de ciências humanas e da natureza e no domingo, de matemática, linguagens e redação. Segundo MEC, foi constatado por meio da consulta pública a solicitação para que a redação passasse a integrar o primeiro dia de provas.

Certificação do ensino médio

O Enem deixa de certificar o ensino médio, função que exercia desde 2009. A certificação volta a ser feita pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), considerado pelo MEC como o exame adequado para esse fim. Por esse motivo, segundo o ministério, houve redução na quantidade de inscritos para o exame, que caiu de 9,2 milhões em 2016, para 7,6 milhões neste ano.

Segurança reforçada

Agora, os participantes recebem cadernos de questões personalizados, identificados com nome e número de inscrição, com os cartões de resposta encartados na prova. Até 2016, os participantes recebiam o cartão de resposta separado da prova e realizavam a identificação com a cor da prova.

Segundo o MEC, a novidade dos cadernos personalizados reforça a segurança.

Sem ranking por escola

O Enem 2017 terá o resultado divulgado em 19 de janeiro de 2018 e continuará oferecendo resultados por área de conhecimento, individual de cada participante e da base consolidada para uso nos programas governamentais Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Financiamento Estudantil (Fies) e Universidade para Todos (ProUni). Porém, não haverá mais resultado do Enem por escola. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do ensino médio passará a ser universal e não mais amostral para escolas públicas e privadas. Isso permitirá o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por escola.

PROGRAME-SE

Dias: 5 e 12 de novembro de 2017 (dois domingos consecutivos).

Horários:

12h – Abertura dos portões
13h – Fechamento dos portões
Até as 13h30min – Procedimentos de segurança na sala de prova
13h30min – Início das provas
19h – Término das provas em 5/11
18h – Término das provas em 12/11

Resultado: 19 de janeiro

OBRIGATÓRIO

Documento original, oficial e com foto. Não são aceitas cópias simples, cópias autenticadas ou documentos sem foto. São aceitos: RG, CNH, certificado de reservista, passaporte, carteira de trabalho, entre outros. Se você perdeu ou teve o documento roubado deve apresentar um boletim de ocorrência expedido no máximo há 90 dias do primeiro domingo de aplicação.

Caneta esferográfica de tinta preta e de material transparente.

PROIBIDO

Uso de lápis, chaves, livros, manuais, borracha, anotações, boné (ou similares), fones (ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados), impressos, lapiseira, óculos escuros, caneta de material não transparente, dispositivos eletrônicos.

Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários



publicidade
vídeos mais recentes



  • Previsão do Tempo Seara-SC
    Domingo , 22/10
    12ºC
    22ºC
    2 mm
    20%
    Nublado pela manhã, com possibilidade de garoa. Tarde de sol com diminuição de nuvens. Noite com muita nebulosidade.

enquete

home      a rádio      notícias      programação      blog      eventos      faleconosco
Facebook   Twitter   Youtube
Rua do Comércio, 215, Centro Seara - SC CEP: 89770-000 (49)3452-8500 contato@seara.psi.br