20/Abr/2017
Polícia investiga primeiro caso do “Baleia Azul” em Seara
Estudante de Seara apresenta conduta semelhante com o que o jogo sugere.
Jornalismo
belosmontesradio@gmail.com
        


A Polícia Civil de Seara investiga o primeiro caso de uma criança que pode estar participando do jogo suicida “Baleia Azul”. Conforme o delegado Thiago de Oliveira, “a orientação precisa ser mais pedagógica e psicológica do que criminal. O perfil de quem participa são pessoas de famílias problemáticas em que existe algum tipo de conflito ou vulnerabilidade. O trabalho da polícia é identificar os indivíduos que incentivam as condutas autodestrutivas, que podem responder ate por instigação ao suicídio nos casos mais extremos”, interpretou.

 

Ainda conforme o delegado, como se trata de crimes praticados pela internet, “há muitas ferramentas para mascarar a identidade dos criminosos. Por isso orientamos a atenção redobrada dos pais, professores e profissionais da área ao perceberem comportamento estranho da criança ou adolescente”.    A

 

A secretaria Municipal da Educação também está alerta. Conforme a Diretora de Departamento de Ensino, Filomena Freyer, orientações foram repassadas aos diretores das unidades escolares para que mantenham atenção nas atitudes dos alunos com idade a partir dos nove anos. “As crianças nessa faixa etária enfrentam uma fase de afirmação e inclusão em grupos, por isso sem saber das consenquências de alguns atos, para se mostrarem capazes de tudo acabam se submetendo a situações de risco. Temos alunos com esse perfil, e estamos atentos”, declarou.

 

Além disso, diariamente informações relacionadas ao “Baleia Azul” são compartilhadas com as escolas, visando facilitar a identificação do envolvimento dos alunos com o jogo.

 

No País, são oito estados com casos de mutilações e suicídios sob suspeita do "Baleia Azul".



Entenda o jogo
O “Baleia Azul” se trata de uma série de 50 desafios que são passados aos participantes por meio de grupos fechados em redes sociais, como desenhar uma baleia, cortar o próprio corpo, assistir filmes de terror de madrugada, entre outros, sendo o último deles cometer o suicídio.


O desafio teve início na Rússia e, nos últimos dias, foram registrados casos de suicídios de jovens no Brasil relacionados ao jogo. Além disso, casos de tentativas de adolescentes de tirar a própria vida estão sendo investigados.


Em março de 2017, as autoridades da Rússia estavam investigando aproximadamente 130 casos de suicídio relacionados ao desafio.

 

 

Belos Montes

Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários



publicidade
vídeos mais recentes



  • Previsão do Tempo Seara-SC
    Sábado , 24/06
    16ºC
    25ºC
    0 mm
    0 %
    Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.

enquete

home      a rádio      notícias      programação      blog      eventos      faleconosco
Facebook   Twitter   Youtube
Rua do Comércio, 215, Centro Seara - SC CEP: 89770-000 (49)3452-8500 contato@seara.psi.br