12/Set/2017
Escola de Ipumirim poderá ter ensino integral
Benefícios para alunos de todo o Estado.

        

A Secretaria de Estado da Educação (SED) enviou nesta segunda-feira, 11, uma lista ao Ministério da Educação (MEC) contendo 20 escolas aptas à adesão ao ensino médio integral em 2018 (veja a lista completa abaixo). O Instituto Estadual de Educação também pretende aderir ao modelo, porém como será custeado com recursos estaduais não faz parte do documento. Com ele, o Estado poderá ter mais 21 instituições com ensino em dois turnos no ano que vem.

A expectativa inicial era de que pelo menos nove escolas de SC implantassem o sistema no ano que vem, o que significa outros 4.050 alunos com jornada ampliada até 2020, mas agora o Estado diz que está disposto a custear aquelas que o MEC reprovar. Ao todo, 572 escolas do país serão selecionadas pelo ministério nesta primeira fase, de modo a atender 256 mil estudantes a partir do ano que vem.

Segundo estudo do MEC, 157 unidades do Estado estariam aptas à adesão. Cada gerência regional de educação em Santa Catarina pôde sugerir o nome de quatro a seis escolas à SED.  Conforme a SED, 60 escolas estaduais demonstraram interesse na adesão ao programa de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Áreas de maior vulnerabilidade socioeconômica, com maior número de alunos atendidos no ensino médio, conforme o censo escolar, e com disponibilidade de infraestrutura tiveram prioridade na pré-seleção das 21 escolas. 

— Fizemos um filtro interno, com base na portaria do MEC, e, das 60, chegamos à 30 escolas. Com essas 30, fizemos um sorteio e chegamos a 15. Depois, outras seis escolas demonstraram interesse e resolvemos incluí-las. O Estado está preparado para atender àquelas que o MEC não financiar — detalha a diretora a diretora de gestão da rede estadual de ensino, Marilene da Silva Pacheco. 

O Plano Nacional de Educação (PNE) prevê a implantação gradual das escolas em tempo integral entre suas metas. O modelo deve estar em vigor em metade das escolas públicas e em 25% das particulares até 2014. Nos próximos dois anos, o MEC deve investir R$ 1,5 bilhão para criar 500 mil novas vagas. A estimativa é chegar a 520 mil matrículas em 1.088 escolas até 2020.

Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários



publicidade
vídeos mais recentes



  • Previsão do Tempo Seara-SC
    Terça-feira , 21/11
    19ºC
    28ºC
    15mm
    80%
    Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

enquete

home      a rádio      notícias      programação      blog      eventos      faleconosco
Facebook   Twitter   Youtube
Rua do Comércio, 215, Centro Seara - SC CEP: 89770-000 (49)3452-8500 | belosmontes@belosmontes.com.br