28/Mar/2017
Professores entram em estado de greve por 30 dias
Educação insatisfeita.

        

O Sindicato dos Trabalhadores na Educação de Santa Catarina (Sinte/SC) decidiu, por maioria, entrar em estado de greve a partir desta terça-feira até o dia 28 de abril, quando os trabalhadores farão uma nova assembleia para deliberar se deflagram efetivamente a paralisação nas escolas públicas de Santa Catarina. A assembleia dos trabalhadores da educação ocorreu no Centrosul, na Capital, e reuniu cerca de 1.000 pessoas.

Para 28 de abril está programado um movimento nacional, promovido pelas centrais sindicais, de protestos e paralisações contra as reformas do governo Temer, incluindo Previdência, legislação trabalhista e terceirização. Três pautas que também são do interesse do Sinte, que promete aderir à greve geral do próximo mês. Além da agenda nacional, o Sinte/SC também pede a aplicação do reajuste do piso salarial, pagamento das perdas referentes ao piso e a inflação e a anistia das faltas dos profissionais que aderiram a última greve da categoria, em 2015. 

Vale ressaltar que o estado de greve não significa paralisação imediata, mas um alerta dos trabalhadores que em 28 de abril pode haver a deflagração do movimento grevista. Até lá, os profissionais da educação pretendem manter "um calendário de lutas", no qual pretendem engrossar o movimento a partir de conversas e debates com a "base". 

A ideia, segundo Luiz Carlos Vieira, diretor de assuntos educacionais e culturais do Sinte/SC, é "construir" a greve junto à estudantes, pais e demais membros da comunidade escolar alertando-os sobre os impactos da reforma previdenciária, trabalhista e do projeto de terceirização no magistério.

— O estado de greve vai permanecer pelos próximos 30 dias, até 28 de abril. Quando esse dia chegar, vamos reivindicar não apenas o fim das propostas do governo federal, como também buscar as nossas pautas locais. Faremos a greve geral da classe trabalhadora e, no mesmo dia, decidimos se entraremos em greve por tempo determinado ou indeterminado — afirma Vieira.

Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários



publicidade
vídeos mais recentes



  • Previsão do Tempo Seara-SC
    Quinta-feira , 27/07
    15ºC
    29ºC
    0 mm
    0 %
    Sol com algumas nuvens. Não chove.

enquete

home      a rádio      notícias      programação      blog      eventos      faleconosco
Facebook   Twitter   Youtube
Rua do Comércio, 215, Centro Seara - SC CEP: 89770-000 (49)3452-8500 contato@seara.psi.br