09/Mar/2017
Enem 2017 será em dois domingos de novembro
A edição de 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá provas em dois domingos seguidos, dias 5 e 12 de novembro de 2017.

        

Até o ano passado, o exame era feito em um único fim de semana - sábado e domingo.

Mudanças na prova foram anunciadas em entrevista coletiva pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, e pela presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pequisas Educacionais, Maria Inês Fini, na manhã desta quinta-feira (9). O edital será divulgado até dia 10 de abril e as inscrições serão de 8 a 19 de maio. O resultado final sairá em 19 de janeiro de 2018.

A mudança é resultado de uma consulta pública, aplicada entre 18 de janeiro e 17 de fevereiro deste ano. Dos total de 601.352 mil participantes, 42% votaram pela aplicação da prova em dois domingos diferentes. A opção para que a prova fosse em um domingo e em uma segunda-feira seguidos teve adesão de 34% dos votantes. Já o modelo atual, sábado e domingo, atingiu 23% dos votos.

"Os candidatos se sentiam cansados em fazer a prova em dois dias seguidos", disse o ministro Mendonça Filho, ao reforçar que o novo calendário vai beneficiar também os candidatos sabatistas, que tinham de esperar até as 19h de sábado para fazer a prova.

Segundo o governo, os participantes que guardam o sábado por questões religiosas representaram 76 mil inscrições em 2016.

O exame continuará sendo aplicado em formato de provas impressas, já que possibilidade de provas pelo computador foi rejeitada pela maioria (70% dos votantes). 

Outra mudança está em relação à certificação do ensino médio, que deixa de ser feita pelo Enem. A partir de agora, os estudantes deverão fazer o Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja).

Segundo a presidente do Inep, o Enem não era uma prova adequada para a certificação. " O exame nunca foi adequado para isso. Em 2000, o Inep criou o Encceja, que é a prova adequada para esse fim", disse Maria Inês Fini.

Confira as mudanças:

Datas: o Enem passa a ser aplicado em dois domingos seguidos, e não mais em um único fim de semana. 

Provas: a redação passa a ser realizada no primeiro domingo, juntamente com linguagem, código e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos. No segundo domingo serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração.  

Certificação: o Enem deixa de certificar o ensino médio, o que volta a ser feito pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja).

Cadernos de prova: os participantes receberão cadernos de questões personalizados (com nome e número de inscrição), juntamente com os cartões de resposta encartados na prova. Até 2016, os participantes recebiam o cartão de resposta separado e faziam a identificação com a cor de sua prova. Segundo o governo, os cadernos personalizados reforçam a segurança.

Atendimento especializado: a solicitação de tempo adicional deverá ser feita no ato da inscrição e não mais na hora da prova. As pessoas com deficiência terão que inserir um documento comprobatório que motive a solicitação.

Isenções: está mantida a gratuidade para concluintes do ensino médio de escolas públicas e pessoas contempladas pela Lei 12.799/2013. Passam a ser beneficiados também os cadastrados no CadUnico junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Reforma Agrária. O participante deverá informar, no ato da inscrição, seu número de Identificação Social (NIS). Até 2016, o benefício era concedido mediante autodeclaração e não havia nenhuma verificação. Ainda não foi definido o valor da taxa de inscrição.

GAÚCHA

 

 

 

Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários



publicidade
vídeos mais recentes



  • Previsão do Tempo Seara-SC
    Terça-feira , 30/05
    17ºC
    21ºC
    30mm
    75%
    Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

enquete

home      a rádio      notícias      programação      blog      eventos      faleconosco
Facebook   Twitter   Youtube
Rua do Comércio, 215, Centro Seara - SC CEP: 89770-000 (49)3452-8500 contato@seara.psi.br