09/Mar/2017
Poucos cursos com conceito A em Santa Catarina
Mau desempenho.

        

Santa Catarina ainda tem um longo caminho para atingir a excelência no ensino superior. É o que mostram os resultados do  Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2015, divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Apenas 3,6% do total de cursos avaliados no Estado conseguiram conceito máximo na avaliação (veja a lista completa ao final da matéria). 

Veja também:
Apenas dois cursos universitários têm nota máxima em indicador de qualidade do Inep em SC

UFSC é a sétima universidade entre as públicas do país com melhor nota do Índice Geral de Cursos do Inep

As instituições públicas obtiveram desempenho melhor que as privadas nos índices; 20,58% obtiveram conceito 4 e 11,7% conceito 5. Entre as particulares, essas porcentagens foram respectivamente 12,8% e 2,17%.

Para o presidente da Associação das Mantenedoras Particulares de Educação Superior de SC (Ampesc), Expedito Michels, a diferença entre públicas e particulares é varivável e depende muito das instituições:

 —  As privadas trabalham muito na qualidade e algumas públicas às vezes não têm essa preocupação — defende.

A partir das médias dos desempenhos no Enade, o Inep calcula o chamado conceito Enade, atribuído aos cursos avaliados. O conceito vai de 1 a 5, sendo 1 e 2 considerados insuficientes. Em 2015, quase um em cada quatro cursos catarinenses (23,9%) tiveram conceitos considerados insuficientes. No país esse índice foi de 30,3%.

No Estado,  a maioria dos cursos atingiram o conceito 3, considerado na média (53,7%). Além disso, 20 cursos não tiveram o conceito calculado devido a mudança de metodologia ou problemas na aplicação do exame.

Michels afirma que erros na hora da entrega das provas, devido ao despreparo da equipe do Inep, impactaram nos resultados de algumas instituições:

— Esses erros tiraram um pouco da credibilidade do próprio sistema. A gente quer um exame que possa realmente mensurar e mostrar quais temas trabalhar dentro da escola.  

Nesta edição, foram avaliados 8.121 cursos de 2.109 instituições de ensino. Foram inscritos 549.487 concluintes e 447.056 participaram da avaliação.

Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários



publicidade
vídeos mais recentes



  • Previsão do Tempo Seara-SC
    Quinta-feira , 27/07
    15ºC
    29ºC
    0 mm
    0 %
    Sol com algumas nuvens. Não chove.

enquete

home      a rádio      notícias      programação      blog      eventos      faleconosco
Facebook   Twitter   Youtube
Rua do Comércio, 215, Centro Seara - SC CEP: 89770-000 (49)3452-8500 contato@seara.psi.br