17/Jan/2018
Número de famílias endividadas aumentou 0,6% em 2017
O atraso no cartão de crédito foi a dívida mais frequente em 2017.
Jornalismo
belosmontesradio@gmail.com
        

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou nesta segunda-feira (15), uma pesquisa onde apontou que a média anual do percentual de famílias endividadas aumentou 0,6% alcançando a média de 60,8%.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumido (Peic Nacional), que traça o perfil de endividamento das famílias brasileiras.  Os dados foram coletados em todas as capitais dos estados e no Distrito Federal, com cerca de 18 mil consumidores.

 

De acordo com a pesquisa, os indicadores de inadimplência também apresentaram alto no período. A parcela de famílias com contas ou dívidas em atraso aumento 1,2 ponto percentual em comparação a 2016, alcançando 25,4% na média anual.

 

A pesquisa revelou que o percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas em atraso e que permaneceram inadimplentes aumentou 1,1 ponto percentual em relação a 2016, chegando a 10,2% na média de 2017.  O patamar mais elevado desse indicador foi registrado no mês de setembro, quando atingiu 10,9% das famílias.

De acordo com a economista de CNC, Marianne Hanson “a recuperação, ainda que lenta, da atividade econômica, aliada à redução das taxas de juros, queda da inflação e reversão, ainda que modesta, das taxas de desemprego, ajudam a explicar a maior disponibilidade de crédito para as famílias e consequente mente do endividamento”.

 

CARTÃO DE CRÉDITO

Segundo dados da pesquisa, o atraso no pagamento do cartão de crédito foi à dívida mais frequente no ano passado, sendo citado por 76,7% das famílias brasileiras. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo ressalta que pela primeira vez desde o início da pesquisa, em 2010, houve redução no percentual de famílias que aponta essa modalidade como o principal compromisso.

 

CARNÊ

Ainda conforme dados do estudo, o carnê ocupou a segunda colocação da pesquisa no endividamento sendo citado por 15,75 das famílias, e em terceiro, o crédito pessoal, por 10,3%. (Agência Brasil)

Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários



publicidade
vídeos mais recentes



  • Previsão do Tempo Seara-SC
    Sexta-feira , 23/02
    16ºC
    30ºC
    0 mm
    0 %
    Sol com algumas nuvens. Não chove.

enquete

home      a rádio      notícias      programação      blog      eventos      faleconosco
Facebook   Twitter   Youtube
Rua do Comércio, 215, Centro Seara - SC CEP: 89770-000 (49)3452-8500 | belosmontes@belosmontes.com.br