15/Ago/2017
Seara atingiu fundo do poço antes de delação, afirma Joesley Batista
BNDES pede que JBS mova ação contra Joesley Batista e outros controladores

        

Braço de participações do BNDES, o BNDESPar pedirá aos demais acionistas da JBS a abertura de processo de responsabilidade civil contra controladores e ex-administradores da companhia pelos danos causados "em razão dos atos ilícitos confessados" em delação premiada.

 

O pedido será feito em assembleia de acionistas solicitada pelo próprio BNDESPar, que é o maior minoritário da empresa, com 21,3% de participação, e marcada ara o dia 1º de setembro.

Em teleconferência na manhã desta terça (15), Wesley Batista evitou comentar as manifestações do BNDES, acionista da JBS, que informou no final da tarde de ontem (14/08) que defenderá em assembleia marcada para 1º de setembro, a abertura de processo de responsabilidade contra os irmãos Batista e outros ex-executivos do grupo. O BNDES afirmou ainda que vai defender na assembleia de acionistas a saída de Wesley da presidência-executiva da JBS.

 

Segundo Batista, a reunião de setembro será "uma ótima oportunidade para mostrar o que foi feito", disse ele referindo-se às medidas de ajuste da JBS após o estouro do escândalo criado pelas delações.

 

A JBS aproveitou a assembleia para pedir um aumento de R$ 10 milhões na remuneração dos administradores, principalmente seus conselheiros, alegando que terão que participar de mais reuniões para implantar sistema de governança na empresa.

 

BNDES publica como votará nas matérias que serão discutidas em assembleia


Além do pedido para processar os controladores e os ex-administradores Joesley Batista, Florisvaldo Caetano de Oliveira e Francisco de Assis e Silva, o banco quer a contratação de uma auditoria forense externa para quantificar os danos gerados à empresa e identificar se há outros responsáveis.

 

O pedido de convocação de assembleia foi anunciado pelo presidente do banco, Paulo Rabello de Castro, assim que assumiu o cargo, em junho. Ele tem o apoio de outros minoritários, que gostariam de retirar os irmãos Batista do comando da empresa.

 

Paulo Rabello chegou a falar em pedir o afastamento da família Batista. A proposta entregue à companhia, porém, pede um processo de responsabilidade civil.

 

Nesta segunda, ao divulgar o seu balanço,  o BNDES, acionista da JBS, anunciou que optou por não realizar o a revisão do valor das ações da JBS, o chamado "teste de impairment", diante da grande volatilidade ainda provocada pelas delações.

 

No documento publicado em sua página, o BNDES diz ainda que votará contra o aumento dos administradores, alegando que a proposta "carece de informações suficientes que justifiquem o substancial incremento de remuneração, não estando em linha com os princípios da transparência". (Folha de São Paulo).

Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários



publicidade
vídeos mais recentes



  • Previsão do Tempo Seara-SC
    Quarta-feira , 22/11
    16ºC
    26ºC
    0 mm
    0 %
    Sol com algumas nuvens. Não chove.

enquete

home      a rádio      notícias      programação      blog      eventos      faleconosco
Facebook   Twitter   Youtube
Rua do Comércio, 215, Centro Seara - SC CEP: 89770-000 (49)3452-8500 | belosmontes@belosmontes.com.br