18/Abr/2017
Santa Catarina volta a crescer na geração de empregos
Reação positiva.

        

Santa Catarina gerou 26.142 novas vagas de emprego em 2017, segundo dados do Ministério do Trabalho. O número é resultado da diferença entre as 176.202 admissões no mercado catarinense e as 150.060 demissões registradas este ano. No Brasil, somente o estado de São Paulo, com a população seis vezes maior, gerou mais empregos do que Santa Catarina, como mostrou o RBS Notícias.

Um dos setores que apresentaram recuperação foi a indústria. Em 2016 foram 13 mil postos de trabalho perdidos. Neste ano, porém, o setor reabriu mais de 16 mil vagas, 800 delas no setor têxtil em Blumenau, no Vale do Itajaí.

 

Indústria

 

São José, na Grande Florianópolis, criou 174 vagas. Na cidade fica a fábrica do empresário Marcos Souza, que produz portas automáticas para toda a região Sul. "Logo após o carnaval, já surpreendeu. Nós já fechamos março com 15% acima do que foi faturado em 2016", afirmou.

Há dois anos surgiu um projeto para dobrar a produção em outra sede. Foram três contratações até agora e há mais quatro previstas até o fim do ano. "Por vezes, acaba até desanimando. Mas nós não temos alternativa, a gente precisa acreditar. E se a gente quer mudança, nós temos que ser o agente da mudança", disse o empresário.

 

Recuperação

 

O professor de economia João Rogério Sanson comentou sobre a recuperação da economia catarinense. "Esses estoques diminuíram bastante. Na medida que alguma compra era retomada, aí eles voltam a produzir para repor os estoques. Elas [empresas] passaram a acreditar que agora vai melhorar e que então vale a pena começar a produzir de novo e até investir".

Além da indústria, outros setores também geraram empregos. A agropecuária criou 4.703 mil vagas, 500 só em Fraiburgo, no Oeste. A construção civil criou 2.029, quase 400 em Joinville, no Norte.

 

SC que dá Certo

 

A segunda temporada do SC que dá Certo inicia em abril com série de painéis em todas as regiões do estado. O projeto vai durar três meses e propõe apresentar novos olhares sobre a economia catarinense, dando destaque para grandes exemplos de empreendedorismo no âmbito local. Saiba mais sobre o projeto.

 
 
Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários



publicidade
vídeos mais recentes



  • Previsão do Tempo Seara-SC
    Terça-feira , 30/05
    17ºC
    21ºC
    30mm
    75%
    Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

enquete

home      a rádio      notícias      programação      blog      eventos      faleconosco
Facebook   Twitter   Youtube
Rua do Comércio, 215, Centro Seara - SC CEP: 89770-000 (49)3452-8500 contato@seara.psi.br