03/Jun/2013
Momento histórico em Seara
A Casa da Cultura de Seara celebrou 25 anos com homenagens aos idealizadores deste importante projeto
Sandra Pischke
        

Uma noite de resgate, gratidão e muita emoção. A quarta-feira, 27, ficará marcada na memória e no coração daqueles que de alguma forma integraram um dos mais importantes projetos idealizados em Seara: a Casa da Cultura.

 

Ao comemorar Bodas de Prata, a Casa que resguarda as raízes e a cultura do município reviveu no palco do Clube SER Searaense, cada passo dessa bela trajetória de um moinho que alavancou o progresso da cidade para se tornar espaço de memórias e descobridor de talentos. Seu Biágio Aurélio Paludo, grande empreendedor que doou a estrutura para se transformar em ‘baú’ cultural a Seara, foi homenageado através da filha Shirlei Paludo de Oliveira. “Fico muito emocionada, porque meu pai era uma pessoa que dava muita importância para isso, pois estudou somente 14 meses na vida dele, então tudo o que podia fazer por escolas e pela cultura, ele fazia. Ele iria ficar feliz se estivesse aqui para ver que o moinho que poderia ter sido desmanchado ou virado casa de comércio, é uma Casa de Cultura que era algo que ele dava muito valor”.

O ex-prefeito Flavio Ragagnin, personagem principal desta história, pois foi quem observou, se preocupou, vislumbrou e concretizou a iniciativa de fundação de um local para assegurar a história e a cultura deste povo também estava presente para receber a justa homenagem. A professora aposentada, Inês Detoni, que aceitou e encarou o desafio proposto pelo então prefeito Flavio, e ali fez um trabalho impecável de registros que protegem desde o nascer de Seara e em todos os demais momentos, mesmo quando como ela mesma citou, “não havia nada”. Ela também sugeriu e assim foi feito, para que o local fosse denominado “Casa da Cultura Biágio Aurélio Paludo”. Dona Inês bem ressaltou que a Casa da Cultura de Seara foi a primeira do Oeste de Santa Catarina, e somente depois dela, muitas outras surgiram, mas para isso, aqui vieram para se espelhar. “Estou muito emocionada. Não sou muito de homenagens, prefiro fazê-las, mas estou muito feliz”. O professor de violão, violino e teclado Derly Pinto, que dedicou seu trabalho durante 14 anos também veio e não escondeu a emoção e o apresso pelo município. A professora Zoca do coral declarou que “no momento que lancei o projeto para a cidade, não imaginei que Seara fosse tão pequena e de tanta cultura e tanto interesse em cultura”. Acrescentou que “estou muito honrada porque aquela sementinha que a gente plantou germinou, e eu vi a cidade grande, próspera, e com as pessoas todas envolvidas com cultura o que é muito importante”. Elaine Aigner Benetti atuou 20 anos na Casa da Cultura, declarou que “não há palavras para expressar o sentimento. O que posso dizer que esses 20 anos foram os melhores da minha vida!”.

E assim os demais homenageados que confirmaram e realmente vieram, também àqueles que não puderam vir e enviaram representantes, e os que não puderam estar presentes, infelizmente, mas não foram esquecidos neste belo tributo.

Difícil conter a emoção. Diretores, presidentes, professores, alunos, colaboradores, muita gente contribuiu para que tudo fosse possível e se mantivesse firme e forte. Alunos que viraram professores foram personagens especiais no evento. Eles arrancaram lágrimas dos homenageados, pois neles está concretizado o bem feito trabalho. A iniciativa da homenagem da Casa da Cultura somou com a parceria feita pela Meninas Arteiras Cia de Artes, que fez vasta pesquisa, aprofundou cada momento e materializou nas impecáveis apresentações através do teatro, da dança e da música, bem como do registro fotográfico exposto no telão. A diretora da Casa da Cultura searaense, Cintia Dal Piva destacou que o momento não poderia passar despercebido. “São pessoas que tornaram a Casa da Cultura o que ela é hoje. Com certeza, sem a contribuição de cada uma delas, a Casa não seria e não teria a importância que tem, então é uma noite especial”. Cada homenageado recebeu um troféu, uma réplica da Casa da Cultura. Ao final foi servido coffee braeak.

 

Galeria de fotos desta matéria
Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários



publicidade
vídeos mais recentes



  • Previsão do Tempo Seara-SC
    Quarta-feira , 20/09
    21ºC
    33ºC
    0 mm
    0 %
    Sol com algumas nuvens. Não chove.

enquete

home      a rádio      notícias      programação      blog      eventos      faleconosco
Facebook   Twitter   Youtube
Rua do Comércio, 215, Centro Seara - SC CEP: 89770-000 (49)3452-8500 contato@seara.psi.br