31/Jan/2013
Álcool líquido não poderá mais ser comercializado
Produto não estará mais disponível para o comércio conforme determinação da Anvisa
Jornalismo
belosmontesradio@gmail.com
        

A partir de sexta-feira as embalagens de álcool líquido com teor maior que 54º Gay Lusac não estarão disponíveis para o comércio. A medida é resultado de uma vitória judicial que reconheceu a legalidade da resolução RDC 46 de 2002 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que proíbe a venda do álcool líquido em sua forma mais inflamável.

O argumento da Anvisa tem por base os riscos que a utilização do produto pode trazer, como queimadura em adultos e, principalmente, crianças. A notícia ainda causa surpresa em muitos consumidores, principalmente mulheres que utilizam o produto para a limpeza. Algumas afirmam que vão sentir falta, outras reconhecem o perigo e já pensam em substituí-lo por outros líquidos indicados.

A medida atinge apenas o álcool líquido com graduação maior que 54° GL; dessa forma, o álcool nessa graduação só poderá ser vendido na forma de gel. Os produtos comercializados para fins industriais e hospitalares continuam liberados. Também pode ser comercializado para o consumidor final o álcool de 54° GL em embalagens de no máximo 50 mililitros. A decisão judicial ainda poderá ser contestada em tribunais superiores.

Conforme o gerente de um dos maiores supermercados de Chapecó, Sidnei Goboardi, na manhã de hoje os produtos serão todos retirados das prateleiras. “Deixaremos eles guardados até conversarmos com nossos fornecedores para saber como descartá-lo”, explica.

Entenda

Em 2002 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação e comercialização do produto, mas a Justiça suspendeu a determinação. Em 2012, a Justiça Federal derrubou a suspensão e deu até esta data para as indústrias se adequarem à nova norma, substituindo o produto pela sua versão em gel. Caso a decisão não seja respeitada, o produto deverá ser recolhido.

 

Gay Lusac

Gay Lusac é a medida que estabelece o grau alcóolico das substâncias líquidas. Esta informação aparece nas embalagens de álcool.

 

Com informações da RedeCom SC

Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários



publicidade
vídeos mais recentes



  • Previsão do Tempo Seara-SC
    Quinta-feira , 27/07
    15ºC
    29ºC
    0 mm
    0 %
    Sol com algumas nuvens. Não chove.

enquete

home      a rádio      notícias      programação      blog      eventos      faleconosco
Facebook   Twitter   Youtube
Rua do Comércio, 215, Centro Seara - SC CEP: 89770-000 (49)3452-8500 contato@seara.psi.br