05/Set/2012
Encontrada estrela com 'segredo da juventude eterna'
Astro tem quantidade de lítio bem maior que o normal para a sua idade. Pesquisa se baseia em imagem produzida por telescópio do ESO.
Mariana Dal Piaz
belosmontesradio@gmail.com
        

Uma nova imagem divulgada nesta quarta-feira (5) pode trazer o que astrônomos chamaram de “segredo da juventude eterna” das estrelas. O estudo foi feito por especialistas do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), projeto que conta com participação brasileira.

A imagem mostra o aglomerado estelar Messier 4, também conhecido como NGC 6121, que fica na constelação do Escorpião. A região é composta por estrelas bastante antigas e já foi alvo de uma série de estudos – ela pode, inclusive, ser identificada com uso de um telescópio amador.

A equipe do ESO analisou várias estrelas individualmente. De acordo com a radiação emitida por cada uma, os astrônomos puderam calcular a composição química e a idade dessas estrelas.

Em uma dessas, os resultados foram intrigantes. Foi encontrada uma estrela velha com grande quantidade de lítio, uma substância incomum nessa idade. Geralmente, a estrela tem muito lítio no início de sua existência, mas destrói esse estoque ao longo de bilhões de anos, e chega ao fim já com uma pequena quantidade.

O que os astrônomos ainda não sabem é a fonte do lítio nessa estrela específica. Eles vão tentar descobrir se a estrela manteve o lítio original ou se conseguiu renovar seu estoque de alguma maneira.

 

Com informações do G1.

Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários



publicidade
vídeos mais recentes



  • Previsão do Tempo Seara-SC
    Sexta-feira , 22/09
    19ºC
    35ºC
    0 mm
    0 %
    Sol com algumas nuvens. Não chove.

enquete

home      a rádio      notícias      programação      blog      eventos      faleconosco
Facebook   Twitter   Youtube
Rua do Comércio, 215, Centro Seara - SC CEP: 89770-000 (49)3452-8500 contato@seara.psi.br